terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto Bullying na Escola

Bullying o que é?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. "Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo", diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria. O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o pediatra Lauro Monteiro Filho.
- Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito;
- Desenvolver em sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos
- Quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direção da escola.
Na luta contra o bullying

Nas últimas semanas, uma série de acontecimentos relacionados ao bullying vem chocando o Brasil e o mundo. Tal prática já foi estudada por especialistas, que comprovaram a sua tamanha destruição psicológica na vida dos jovens. Algumas pessoas ficam marcadas por anos.
Projetos como o de Serginho Groisman, do Altas Horas, que visa o combate ao bullying e o projeto Para Salvar Uma Vida, da BV Films, podem ser uma grande alternativa para mudar esta realidade. O projeto da BV Films, por exemplo, traz um filme, que pode ser exibido em escolas e igrejas, o projeto visa ensinar aos adolescentes a lidar com os problemas do bullying e como identificar, nas escolas, outros jovens com este tipo de problema, observando fatores como isolamento, atitudes indevidas, fatores psicológicos e etc.

"(...) E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte e pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida." (William Shakespeare)
videoFonte: Alunos do 1º ano A- Matutino 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...