quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONFERÊNCIA DA ESCOLA 31 DE MARÇO- TEMA: ÁGUA PARA VIDA



ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO- JUTI-MS

CONFERÊNCIA DA ESCOLA 31 DE MARÇO
TEMA: ÁGUA PARA VIDA

  1. APRESENTAÇÃO

Este projeto visa ajudar os estudantes e professores no trabalho de conscientização da população em relação à necessidade de se ter uma perspectiva em termos de Educação Ambiental. Esta perspectiva evidencia a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da co-responsabilidade, solidariedade e ainda das relações entre os seres humanos e a natureza.
2- PUBLICO ALVO
  • Alunos de todos os anos e comunidade escolar.
  1. JUSTIFICATIVA

Deverá expor para os estudantes uma real situação dos problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.
O projeto foi desenvolvido em forma de conferência e apresentado visando estimular os estudantes há uma participação ativa no processo de construção tanto da conferência, mas também na efetivação do mecanismo de soluções e ações em relação aos problemas debatidos: POLUIÇÃO, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
4- OBJETIVOS GERAIS

  • Conscientizar os estudantes da importância que a água tem como recurso natural que precisa ser conservado, onde possam perceber as interferências negativas e positivas que o homem causa na natureza.
  • Adotar por meio de atitudes cotidianas medidas de valorização da água, a partir de uma postura critica sobre as conseqüências dos seus atos. Estimular os estudantes a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta e da água só acontecerão mediante a preservação da água e de seu ciclo.
  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Explorar as experiências já vividas pelos estudantes no seu âmbito familiar, onde se pretende construir cidadãos conscientes, que terão condições de atuarem na fiscalização de sua família, do seu vizinho, da sua escola, do seu trabalho, etc., sempre debatendo e informando a realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição, o desperdício e principalmente a escassez da água. Esse trabalho tende a mexer com costumes populares, mas que de forma incansável será debatido no dia-a-dia com a comunidade.

  1. ETAPAS PREVISTAS

etapa: fazer a divulgação da conferência do meio ambiente com o tema escolhido pelos professores, coordenação e direção.
etapa: estabelecer entre tantos três problemas com a água: POLUIÇÃO, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
etapa: apresentar aos estudantes os três problemas escolhido para que os mesmos possam elaborar soluções e ações, que serão apresentados no dia da Conferência do Meio ambiente.
etapa: elaborar um documento de pesquisa que será apresentado na conferência, o mesmo será enviado como projeto para o Ministério do Meio Ambiente.
etapa: elaborar e organizar com a participação dos professores uma peça teatral sobre o tema proposto “ÁGUA” ;
6ª etapa: visitar uma estação de tratamento de água e promover uma discussão sobre a realidade da poluição e a contaminação dos rios;
7ª etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações e ainda abordar os estados físicos da mesma;
8ª etapa: utilização de recursos didáticos:- são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, gráficos, pesquisas, etc.;
9ª etapa: avaliação:- deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atividades e atitudes diante da proposta do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a avaliação e a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desempenho de seu trabalho de forma crítica e construtiva;
10ª etapa: conclusão:- espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados, garantindo assim um futuro melhor.


Bibliografia:
  • Dia-a-dia do professor, vol.2-Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto;
  • Parâmetros Curriculares Nacionais, vol.9-Meio Ambiente e Saúde;
  • Projetos Pedagógicos 3º Milênio-Miriam Cristina Cazante de Carvalho.














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