ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO- JUTI-MS
CONFERÊNCIA DA ESCOLA 31 DE MARÇO
TEMA: ÁGUA PARA VIDA
- APRESENTAÇÃO
Este projeto visa ajudar os
estudantes e professores no trabalho de conscientização da
população em relação à necessidade de se ter uma perspectiva em
termos de Educação Ambiental. Esta perspectiva evidencia a
necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da
co-responsabilidade, solidariedade e ainda das relações entre os
seres humanos e a natureza.
2- PUBLICO ALVO
- Alunos de todos os anos e comunidade escolar.
- JUSTIFICATIVA
Deverá
expor para os estudantes uma real situação dos problemas que o
mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.
O
projeto foi desenvolvido em forma de conferência e apresentado
visando estimular os estudantes há uma participação ativa no
processo de construção tanto da conferência, mas também na
efetivação do mecanismo de soluções e ações em relação aos
problemas debatidos:
POLUIÇÃO, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
4- OBJETIVOS GERAIS
- Conscientizar os estudantes da importância que a água tem como recurso natural que precisa ser conservado, onde possam perceber as interferências negativas e positivas que o homem causa na natureza.
- Adotar por meio de atitudes cotidianas medidas de valorização da água, a partir de uma postura critica sobre as conseqüências dos seus atos. Estimular os estudantes a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta e da água só acontecerão mediante a preservação da água e de seu ciclo.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Explorar
as experiências já vividas pelos estudantes no seu âmbito
familiar, onde se
pretende construir cidadãos conscientes, que terão condições de
atuarem na fiscalização de sua família, do seu vizinho, da sua
escola, do seu trabalho, etc., sempre debatendo e informando a
realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição, o
desperdício e principalmente a escassez da água. Esse trabalho
tende a mexer com costumes populares, mas que de forma incansável
será debatido no dia-a-dia com a comunidade.
- ETAPAS PREVISTAS
1ª
etapa:
fazer a divulgação da conferência do meio ambiente com o tema
escolhido pelos professores, coordenação e direção.
2ª
etapa:
estabelecer entre tantos três problemas com a água: POLUIÇÃO,
DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
3ª
etapa:
apresentar aos estudantes os três problemas escolhido para que os
mesmos possam elaborar soluções e ações, que serão apresentados
no dia da Conferência do Meio ambiente.
4ª
etapa:
elaborar um documento de pesquisa que será apresentado na
conferência, o mesmo será enviado como projeto para o Ministério
do Meio Ambiente.
5ª
etapa:
elaborar e organizar com a participação dos professores uma peça
teatral sobre o tema proposto “ÁGUA” ;
6ª
etapa: visitar
uma estação de tratamento de água e promover uma discussão sobre
a realidade da poluição e a contaminação dos rios;
7ª
etapa: trabalhar
com experiências concretas, mostrando a importância da água para
nossa vida, para as plantações e ainda abordar os estados físicos
da mesma;
8ª
etapa:
utilização de recursos didáticos:- são todos os materiais,
atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto,
como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da
família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural,
enfeites, gravuras xerocadas, gráficos, pesquisas, etc.;
9ª
etapa:
avaliação:- deverá ser feita de forma contínua, com relatórios
descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atividades e
atitudes diante da proposta do projeto, etc. O professor deverá
avaliar também a avaliação e a participação e o envolvimento de
cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desempenho de seu
trabalho de forma crítica e construtiva;
10ª
etapa:
conclusão:- espera-se que ao término do projeto as crianças
estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal
como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem
poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados,
garantindo assim um futuro melhor.
Bibliografia:
- Dia-a-dia do professor, vol.2-Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto;
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol.9-Meio Ambiente e Saúde;
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