quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONFERÊNCIA DA ESCOLA 31 DE MARÇO- TEMA: ÁGUA PARA VIDA



ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO- JUTI-MS

CONFERÊNCIA DA ESCOLA 31 DE MARÇO
TEMA: ÁGUA PARA VIDA

  1. APRESENTAÇÃO

Este projeto visa ajudar os estudantes e professores no trabalho de conscientização da população em relação à necessidade de se ter uma perspectiva em termos de Educação Ambiental. Esta perspectiva evidencia a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da co-responsabilidade, solidariedade e ainda das relações entre os seres humanos e a natureza.
2- PUBLICO ALVO
  • Alunos de todos os anos e comunidade escolar.
  1. JUSTIFICATIVA

Deverá expor para os estudantes uma real situação dos problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.
O projeto foi desenvolvido em forma de conferência e apresentado visando estimular os estudantes há uma participação ativa no processo de construção tanto da conferência, mas também na efetivação do mecanismo de soluções e ações em relação aos problemas debatidos: POLUIÇÃO, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
4- OBJETIVOS GERAIS

  • Conscientizar os estudantes da importância que a água tem como recurso natural que precisa ser conservado, onde possam perceber as interferências negativas e positivas que o homem causa na natureza.
  • Adotar por meio de atitudes cotidianas medidas de valorização da água, a partir de uma postura critica sobre as conseqüências dos seus atos. Estimular os estudantes a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta e da água só acontecerão mediante a preservação da água e de seu ciclo.
  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Explorar as experiências já vividas pelos estudantes no seu âmbito familiar, onde se pretende construir cidadãos conscientes, que terão condições de atuarem na fiscalização de sua família, do seu vizinho, da sua escola, do seu trabalho, etc., sempre debatendo e informando a realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição, o desperdício e principalmente a escassez da água. Esse trabalho tende a mexer com costumes populares, mas que de forma incansável será debatido no dia-a-dia com a comunidade.

  1. ETAPAS PREVISTAS

etapa: fazer a divulgação da conferência do meio ambiente com o tema escolhido pelos professores, coordenação e direção.
etapa: estabelecer entre tantos três problemas com a água: POLUIÇÃO, DESPERDÍCIO E ESCASSEZ.
etapa: apresentar aos estudantes os três problemas escolhido para que os mesmos possam elaborar soluções e ações, que serão apresentados no dia da Conferência do Meio ambiente.
etapa: elaborar um documento de pesquisa que será apresentado na conferência, o mesmo será enviado como projeto para o Ministério do Meio Ambiente.
etapa: elaborar e organizar com a participação dos professores uma peça teatral sobre o tema proposto “ÁGUA” ;
6ª etapa: visitar uma estação de tratamento de água e promover uma discussão sobre a realidade da poluição e a contaminação dos rios;
7ª etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações e ainda abordar os estados físicos da mesma;
8ª etapa: utilização de recursos didáticos:- são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, gráficos, pesquisas, etc.;
9ª etapa: avaliação:- deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atividades e atitudes diante da proposta do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a avaliação e a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desempenho de seu trabalho de forma crítica e construtiva;
10ª etapa: conclusão:- espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados, garantindo assim um futuro melhor.


Bibliografia:
  • Dia-a-dia do professor, vol.2-Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto;
  • Parâmetros Curriculares Nacionais, vol.9-Meio Ambiente e Saúde;
  • Projetos Pedagógicos 3º Milênio-Miriam Cristina Cazante de Carvalho.














RELAÇÃO DOS MELHORES ALUNOS DO 2º BIMESTRE



Estes alunos abaixo relacionados farão uma viagem á cidade de Dourados, onde visitarão o museu. 

NOME
ANO
Kaiky de Jesus Selini
2º A- Ensino Fundamental
Júlia Mariana Santoro Passarelli
2º B- Ensino Fundamental
Larissa Souza Moraes
3º A -Ensino Fundamental
Simone Tavares Evangelista
3º B- Ensino Fundamental
Nathiely Giovanna Ifran
4º A- Ensino Fundamental
Beatriz Perentel Ribeiro
4º B- Ensino Fundamental
Laiara da Silva Rocha
5º A- Ensino Fundamental
Alexandre Escobar Batista
5º B- Ensino Fundamental
Felipe Acosta Paim
6º A- Ensino Fundamental
Amanda Isabelle Morassute Ebbing
6º B- Ensino Fundamental
Kamilly Flôres da Costa
6º C- Ensino Fundamental
Roseli Teodoro Ferreira
6º D- Ensino Fundamental
Silvamir Leme dos Santos Júnior
7º A- Ensino Fundamental
Matheus Alves Machado
7º B- Ensino Fundamental
Daiana Cristina dos Santos
7º C- Ensino Fundamental
Caroline Mariano dos Santos
8º A- Ensino Fundamental
Vanessa Moreira da Silva
8º B- Ensino Fundamental
Ivonete Martinez dos Santos
8º C- Ensino Fundamental
Érica Nayara Barbosa de Carvalho
9º A- Ensino Fundamental
Thiago de Sena Cardozo
9º B- Ensino Fundamental
Sônia Aparecida da Costa
9º C- Ensino Fundamental
Carlos Aparecido Ajjala Ojeda
1º A- Ensino Médio
Caroline Braga Castro
1º B- Ensino Médio
Kátia Silene Correa
1º C- Ensino Médio
Bruno de Sena Cardozo
2º A- Ensino Médio
Karina da Silva Sanches
2º B- Ensino Médio
Marta Mendonça Fernandes
2º C- Ensino Médio
Mariele Gonçalves Lopes
3º A- Ensino Médio
Antônio Pedro Ferreira Gomes
3º B- Ensino Médio
Lucélia Claro Gonçalves
3º C- Ensino Médio

Parabéns a todos pelo seu desempenho...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROJETO DIA DOS ESTUDANTES


JUSTIFICATIVA
O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por D. Pedro I, no século XIX.
Em razão dessa marcante decisão, Celso Gabd Ley, cem anos após a criação desse cursos em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
O aluno é a pessoa mais importante da nossa escola, por isso o dia do estudante é comemorado em vários ambientes escolares onde os valores da escola são reforçados e também a missão de ser estudante.
Trabalhos, provas, aulas, notas, estudo em grupo e horários a cumprir, essas, entre outras atividades, fazem parte da rotina da maioria dos estudantes durante todo o ano letivo, mas é nesse dia que todo esse esforço é reconhecido oficialmente pela sociedade. E, para comemorarmos esse dia tão especial, foi criado esse projeto com a intenção de valorizá-lo e conscientizá-lo da importância do estudo em sua vida dentro da nossa sociedade.

PÚBLICO ALVO
  • Comunidade escolar
ORGANIZAÇÃO
Todos os alunos de todos os anos, professores, coordenadores, gerenciadora dos recursos mediáticos e direção escolar.


OBJETIVO GERAL
  • Resgatar o envolvimento dos educandos nas atividades comemorativas no ambiente escolar;
  • Fortalecer os laços afetivos entre estudante e escola;
  • Valorizar o papel do estudante como elemento fundamental na construção da sociedade;
  • Socializar os integrantes da comunidade escolar por meio de ideias e experiências.

OBJETIVO ESPECÍFICO
  • Estimular a participação dos alunos em atividades extra escolares
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
  • Atividades pedagógicas em sala de aula e sala de tecnologia (pesquisa,leitura e interpretação de texto,debates,discussão,.)
  • Pesquisa sobre a origem da comemoração de estudante com o consumismo em nossa sociedade
  • Confecção de cartazes e murais, contendo mensagens positivas de incentivos para os estudantes
Promover debates e,em seguida,produzir textos individuais e ou coletivos sobre o que é ser estudante
  • Montar murais com fotos e produções sobre o tema
    Atividades a serem desenvolvidas com todos os anos
  • Dança da cadeira;
  • Dança da laranja;
  • Corrida do ovo;
  • Torta na cara;
  • Cabo de guerra;
  • Estourar balão;
  • Qual é a musica;
  • Encher litro de água com esponja;
  • Engolir Barbante;
  • Show de calouros;
  • Amarrar os pés e estourar o balão;
  • Dança do bambolê;
  • Corrida do saco
    Todas as atividades serão organizadas pelos professores regentes.
  • Apresentação de slides- Coordenação e Progetec
  • Produção de vídeo- Professora Mara
  • Painel com fotos de estudantes- Professores: Rosalva e Marcelo
  • Mural com mensagens.
RECURSOS UTILIZADOS
  • Papel: sulfite, cartão
  • EVA
  • Sala de Tecnologia Educacional: Digitação e impressão de trabalhos
  • Máquina fotográfica
  • Material de Educação Física: bola, apito e outro

CRONOGRAMA

DIA
ATIVIDADES
12/08/13- Matutino, Vespertino e Noturno
Abertura das atividades a partir da 2ª aula

Desenvolvimento das atividades e apresentação dos trabalhos


AVALIAÇÃO
Os professores desta unidade escolar, avaliarão seus alunos conforme participação nas atividades apresentadas e nas confecções de trabalhos.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS


Resultados Obtidos




Plano de aula- Jogos de memória na lousa digital




    ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO- JUTI/MS
    PROGETEC: ROSELI PAVÃO DA SILVA
    PROFESSORA REGENTE: ROSELI BARROS FERNANDES
    Disciplina: Língua Portuguesa
    Conteúdo: Jogos de memória na lousa digital
    Turma: 4º ano A turno: Matutino
    Números de aulas:01
    Objetivo: Conhecer os processos que mapeiam a utilização da lousa digital
    Metodologia
  • No primeiro momento será apresentado o recurso da lousa digital e seus aplicativos
  • No segundo momento a professora regente fará a resolução do jogo usando o recurso da lousa, e interagindo com seus alunos.
  • No terceiro momento, os alunos desenvolverão o jogo usando a lousa digital
    Recursos utilizados
    Computador, Internet e lousa digital
    Referencias Bibliográficas
    Avaliação.
    Aprendizado adquirido pelos alunos em relação ao uso da lousa digital.
    Resultados Obtidos 


     

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEIS
PASSEIO VERDE
NOME DO PROJETO: PASSEIO VERDE
UNIDADES PARCEIRAS: ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO E PREFEITURA MUNICIPAL DE JUTI/MS

1-      IDENTIFICAÇÃO
Autores: Gabriel Pinheiro David do Curso  Direito da UNIGRAN- Universidade da Grande Dourados e  Cristiano Correia do Nascimento, Engenheiro Agrônomo
Colaboradores: Professora Marines Albuquerque Cavalcante de Paula
Coordenadora Pedagógica: Maria Cristina Rocha Gonsalves

2-      JUSTIFICATIVA
      Juti destaca-se por ser uma cidade de grande importância do cone sul, possuí uma área de 1.585 km2 representando 0.4437% do Estado e 0,099% da Região Centro Oeste e 0,0187% de todo o território brasileiro. Sendo um município com grande extensão territorial de Mato Grosso do sul e seu número populacional segundo IBGE 2011 equivale a 6.037 habitantes.
      Porém, os recursos naturais estão hoje extremamente escassos, e é preciso corrigir urgentemente os desequilíbrios ambientais causados pelo modelo de desenvolvimento adotado, sob pena de termos graves problemas ambientais no futuro e não um “ desenvolvimento sustentável”.
      Portanto, o plantio das árvores é fundamental para o equilíbrio da natureza, pois garantem a renovação do ar que respiramos, além de promover a fixação do solo, a produção de matérias orgânicas.

3-      PÚBLICO ALVO
Ø  Alunos do 4º ano B- Período Vespertino

4-      OBJETIVO GERAL
     Conscientizar os alunos sobre a importância de preservar a nascente do córrego Santa Luzia, que sofre com descaso ambiental, também orientando como fazer o plantio de árvores nativas da região.

5-      CRONOGRAMA
Ø  No dia 21 de setembro, data em que se comemora o dia da árvore, alunos do 4º ano B do período Vespertino, da professora Marinês Albuquerque Cavalcante de Paula da rede estadual de ensino E.E.31 de Março participarão de um passeio verde, sob orientação do acadêmico  Gabriel Pinheiro David do Curso  Direito da UNIGRAN- Universidade da Grande Dourados, bem como participação do Engenheiro Agrônomo Cristiano Correia do Nascimento.
Ø  13:00 h- Aula de educação ambiental na Sala de Tecnologia Educacional da E. E.31 de Março, nesta aula será apresentado um vídeo sobre o tema trabalhado, e esta aula será explanada pelo engenheiro agrônomo Cristiano Correia do Nascimento.
Ø  14:00 h- Visita a nascente do Córrego Santa Luzia, compreende uma área limpa com total segurança, mostrando as belezas naturais e alertando sobre a importância de se preservar o meio ambiente, além de um fazermos o plantio de árvore nativas.
Ø  Após retornaremos até as dependências da escola.

6- RESULTADOS OBTIDOS

Figura 1- alunos dos 4º ano B- Visita a nascente do Córrego Santa Luzia

7- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERREIRA, Valente; Conservação das Nascentes, 2001
REBOUÇAS, Aldo Cunha; Águas Doces do Brasil, 2005

quarta-feira, 13 de junho de 2012

                             ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO- JUTI/MS

                                          PROJETO DIA DAS MÃES

JUSTIFICATIVA

      
      Na atualidade, sabemos o quanto falta tempo para os pais e responsáveis cumprir a missão de acompanhar o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos filhos nas atividades escolares. Percebemos  que um dos grandes problemas enfrentados pela nossa Escola 31 de Março é a falta de envolvimento dos pais nas atividades realizadas pela escola como apresentações de projetos, conselho de classe participativo, entrega de notas e eventos comemorativos, etc.
      Aproveitamos o tema “Dia das mães”, por se tratar de uma das datas mais importantes, para desenvolver atividades que visam resgatar a participação familiar no âmbito escolar. Poré, não podemos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas mais próximas delas. Cabe a nós motivarmos nossos alunos  e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.
                                                                  PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar e mães
                                                                ORGANIZAÇÃO
Todos os alunos de todos os anos, professores, coordenadores, gerenciadora dos recursos mediáticos e direção escolar.

OBJETIVO GERAL 
Promover a integração entre comunidade interna e externa
Reconhecer a importância das mães na educação dos filhos
Estimular a afetividade entre os alunos e a as mães.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Estimular a participação das mães nas atividades desenvolvidas pela escola.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Conversa informal sobre os dia das mães;
Música: Fico assim sem você- Adriana Calcanhoto e poesia sobre o dia das mães;
Confecções de cartazes  e murais pelos alunos e professores;
Gincanas: dinâmica com as mães;
Bingo com sorteios de prêmios;
Premiação para a mãe mais nova e a mais idosa presente na escola

RECURSOS UTILIZADOS
Papel: sulfite, cartão
EVA
Sala de Tecnologia Educacional: Digitação e impressão de trabalhos
Máquina fotográfica
Doação de brindes: Comunidade Escolar, Comércio local e Prefeitura Municipal de Juti

CRONOGRAMA


DIA :10/05/12      -   15:00hs

ATIVIDADES

Abertura com apresentação de mensagem

Sorteio de brindes por números

Apresentação de Música – Alunos 2º Ano B- Séries iniciais

Sorteio de brindes

Poesia 4º Ano C- Séries Iniciais

Sorteio de brindes

Professora Gabriela 7º ano do Ensino Fundamental- Música

Gincana com as mães

Bingo com as mães
AVALIAÇÃO
      Os professores desta unidade escolar, avaliarão seus alunos conforme participação nas atividades apresentadas e nas confecções de trabalhos.

                                                             RESULTADOS OBTIDOS
                     
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS
Portal do professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html acesso em 04/05/2012
http://wcbconde.blogspot.com.br/2011/04/projeto-dia-das-maes-resgatando-valores.html acesso em 04/05/2012